top of page

A 2ª edição da Festa Literalta aconteceu no dia 12 de agosto de 2023 na Estação Ferroviária do centro de Vargem Alta. O evento, gratuito contou com: shows musicais, apresentações culturais, mostra de filmes, mesas de debate, feirinha de livros, oficina e muito mais. O tema desta edição foi "O Eco da Mata que Ecoa na Palavra" e teve como conceito curatorial tanto a valorização dos povos de origens - indígenas e quilombolas -, quanto a valorização da literatura geral que se relaciona com a ecologia para além de um pano de fundo de ambientação. Os objetivos da Festa, assim, foram: buscar um olhar decolonial, ou seja, aquele que tem como objetivo libertar a produção de conhecimento da episteme eurocêntrica; valorizar o conhecimento de povos de origem que trazem em sua cosmologia os “seres florestas” que habitam e são as bases da criação de lendas e outras poéticas; pensar uma literatura que traz na sua poesia uma interferência à condição humana; dar destaque a produções literárias que partem do desejo do questionamento de problemas ambientais e no interesse de voltar o humano ao cuidado da terra e as consequências que ela traz.

A 2ª edição da LITERALTA homenageou o artista plástico e compositor musical vargem altense Jorge de Castro. Jorge é natural de Guarapari, mas mora em Vargem Alta há mais de 30 anos. Ele, que tem descendência indígena, passou sua infância em Vila Velha, onde se desenvolveu como artista e músico. Ganhou diversos festivais de música e fez vários trabalhos artísticos tanto nas plásticas quanto na música.
 

FLYER 14.png

O evento contou com 3 messes de debate: MESA 1 - O Eco da Mata, com os convidados: Val Rocha; Aline Lobato; Vinicius Soares; Helimar Rabello; MESA 2 - Palavras e Poéticas Indígenas, com os convidados: Jocelino Tupinikim; Mauro Luís Guarani; Marina Rodrigues Miranda; Raoni Huapaya; MESA 3 - Natureza em Palavras, com as convidadas: Fabiani Rodrigues Taylor; Renata Bomfim; Sara Passabon. A programação ainda teve apresentações culturais: Grupo Guerreiros Tupinikim (Aldeia Indígena Caieiras Velha, Aracruz); Grupo de Caxambu FÉ, RAÇA E UM SÓ CORAÇÃO (Pedra Branca, Vargem Alta); Grupo de Capoeira Filhos da Princesa do Sul (Vargem Alta); Grupo Musical Reprise; Grupo Musical Ronnie Silveira & Jazz trio.  Por fim houve também sessão de filme ao ar livre com Projeto Combiousa. Exibição dos Filmes: "Jorge e a Cidade" (Direção: Victorhugo Amorim); "Os Incontestáveis" (Direção: Alexandre Serafini). Paralelo à programação aconteceu uma Feirinha de livros e artesanatos, dentre os presentes estiveram: Editora Cousa; Editora, Livraria e Sebo Leitura Fina; Pedrazul Editora; Florescer Educação; Além de autores independentes.

A 2ª Edição da Festa LITERALTA foi uma realização da Tangerinas do Deserto Produções, com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio do Edital 018/2021 - Produção de Obras Literárias e Incentivo à Leitura, da Secretaria da Cultura (Secult). O projeto contou ainda com apoio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte de Vargem Alta e da Reserva Ambiental Águia Branca.

bottom of page